O presente projeto tem por
objetivo examinar como formas de teatro relacionadas ao burlesco permeiam o
teatro contemporâneo, ou o que se convencionou denominar de teatro
performativo. Para tanto, o projeto será desenvolvido paralelamente ao projeto
de extensão “Teatro de Mentira: composição dramática em farsa contemporânea”,
cujo foco é estabelecer diálogos entre tradição teatral e contemporaneidade,
relacionando linguagens como teatro e performance, no contexto de uma sociedade
midiática.
Daí a importância de se estudar
teatrólogos que resgataram elementos do teatro popular (Teatro de Revista, Commedia, Clowns) como Dario Fo e
Jacques Lecoq, bem como ícones/performers da cultura pop como Dita Von Teese,
Orlin e Bjork.
Autores como Boccaccio e Shakespeare também podem ser
examinados sob a perspectiva da performatividade, uma vez que o teatro Elizabetano
sempre se caracterizou pela mistura de gêneros dramáticos (comédia e tragédia),
gêneros literários (poesia e prosa), além de combinar burlescamente música e
dança. Acima de tudo, o projeto quer compreender e compartilhar o modo como
elementos do burlesco foram incorporados e reelaboradas pela cultura pop no
contexto de uma era pós-dramática, ou pós-moderna.
Objetivo Geral:
Realizar um
estudo acerca do universo Burlesco e estilos afins (Teatro de Revista, vaudeville) a fim de identificar e
inter-relacionar elementos estéticos desses estilos com universo da Cultura
POP.
Objetivos Específicos:
-Estudo de elementos burlescos ,Teatro de Revista e do Vaudeville,
estabelecendo diálogos entre esses estilos e o universo POP (videoclips e propagandas)
-Reflexão sobre a construção da personagem-tipo Lisanderson, uma
releitura d0 personagem Lisandro da obra “Sonhos de uma Noite de Verão” de
Willian Shakespeare.
-Revisão de bibliografia
relacionada ao burslesco, teatro de revista e à cultura pop
-Criação de Acervo e Repertório
Imagético sobre o Burlesco em plataforma Educacional Moodle
- Composição e apresentação de
quadros burlescos/esquetes teatrais
-Estudo de quadros da peça
“Cabeça Sem Mente”, uma releitura da peça “Sonhos De uma noite de verão” de
Shakespeare, que utiliza elementos de Teatro de Revista, em quadros de teatro e
dança.
3.Resultados
Esperados na Execução do Plano de Trabalho
-Construção de acervo imagético.
-Apresentação de quadros burlescos em mostras de teatro.
-Apresentação da peça Cabeça sem Mente
-Apresentação de quadros burlescos em Mostra (Caberé Burlesco de Lady
Silvinni).
- Elaboração artigos de artigos a serem publicados em revistas
especializadas.
- Aplicação de oficinas de teatro para a comunidade, como parte do
projeto de extensão.
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