Lady Silvinni

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quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O burlesco


O Burlesco é uma arte performativa que se caracteriza por misturar diferentes tipos de linguagens tais como circo, ballet, pantomina, entre outros.  O Burlesco também pode ser considerado como uma forma teatral que descende diretamente da Commedia Dell'Arte,  por misturar ações dramáticas, comentário político e comicidade. Nos séculos XIX e XX, o Burlesco passou a ser identificado com formas que combinam musica e teatro, como o vaudeville e o Teatro de Revista. Entretanto, apesar de sua popularidade, esta linguagem  sempre esteve à margem dos estudos acadêmicos, sendo considerada como um subgênero artístico.
Desde a década de 90, o Burlesco passou a ser redescoberto por artistas, pela mídia e pelas universidades. Esse novo foco pode ser explicado por inúmeros fatores culturais, entre eles, o próprio conceito de pós-modernidade que subverteu a hierarquia entre arte erudita e popular, reconsiderando gêneros e linguagens considerados “menores”. De fato, desde a década de 60, movimentos como a Pop Art e a Performance,  propuseram novas formas de fazer e pensar a arte, fora dos sistemas dominantes de representação.
Nas universidades de todo o mundo, os Estudos Culturais ampliaram o conceito de cultura, desvelando as imbrincadas relações de poder das canonizações artísticas. Finalmente, o surgimento dos computadores pessoais e das redes sociais abriu possibilidades infinitas de (re)criação e (re) descoberta de linguagens
  No início do Século XX, diretores teatrais como Meyerhold, Copeau, Lecoq e Artaud reposicionaram o ator no centro do acontecimento teatral, redescobrindo linguagens tradicionais como a Commedia Dell’Arte, o circo, a mímica, os clowns, além de formas de teatro do oriente. Mesmo assim, a pesquisa em teatro continuou a priorizar o modelo textocêntrico do teatro ocidental, que privilegia o texto dramático acima de todos os outros elementos que compõem a cena. Somente nas últimas décadas, com o advento dos estudos da performance, as universidades ampliaram o campo de pesquisa em artes cênicas de maneira a abarcar formas não textuais de teatro. Atualmente, conceitos como o “pós-dramático” de (Lehmann) e o “teatro performativo” (Féral) , compreendem a multiplicidade e complexidade da linguagem do teatro contemporâneo. Paradoxalmente, esse novo modo de apreender a cena revalorizou formas tradicionais e populares de interpretação e atuação. No burlesco, assim como na arte da performance, por exemplo, os intérpretes desvelam e afirmam sua própria identidade e corporeidade, e não a de um personagem pré- estabelecido em um texto autoral. No centro destes atos performativos estão as questões de gênero e sexualidade. 

2 comentários:

  1. olá lady silvinni. tenho um trabalho de assessoria com performers burlescos e gostaria de entrar em contato com vc. há como vc me adicionar no facebook? www.facebook.com/patalanomarinafotografria

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  2. www.facebook.com/patalanomarinafotografia

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